24 maio 2016

Dias de luta e de reflexões na Festa Literária de Santa Teresa

A Rede Conexão Leitura esteve presente na Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), nos dias 14 e 15 de maio, em Santa Teresa, no Rio. Este ano, a FLIST homenageou o compositor e escritor Nei Lopes e o ilustrador e escritor André Neves.  O evento também fez um tributo ao Ariano Suassuna, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro, que faleceu em 2014.

Dentre as atividades do evento aconteceu a Plenária do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Rio (PMLLB), com a presença de Volnei Canonica, Diretor da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), da Rede Conexão Leitura, professores, escritores, bibliotecários, de representantes da secretaria municipal de cultura e educação do Rio, mediadores de leitura, representantes do Grupo de Trabalho do PMLLB, estudantes de Biblioteconomia da UNIRIO. Foram discutidas ideias e ações para sensibilizar a população para a construção do plano municipal e exaltada a importância da leitura como direito humano.

Em sua fala durante a plenária, Vera Schroeder, da Superintendência da Leitura e do Conhecimento, da Secretaria Estadual de Cultura, anunciou que foi instituído no Diário Oficial do Estado do Rio, a criação do Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano Estadual do Livro e da Leitura.  Na plenária, os participantes também se mobilizaram para a campanha “Fica Minc” em repúdio a possibilidade de extinção do Ministério da Cultura, que foi recriado por medida provisória, nessa segunda feira (23/5).


As Redes de Bibliotecas Comunitárias - Conexão Leitura, Baixada Literária e Tecendo Uma Rede de Leitura-  participaram da  FLIST também na mesa redonda "Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RBNC): construções coletivas - uma experiência inovadora!" sobre a construção de ações na área do livro e da leitura em âmbito nacional.  Os componentes da mesa puderam compartilhar como está sendo o processo de construção e organização da rede nacional. Atualmente, a RNBC é formada por 89 bibliotecas comunitárias, situadas nas regiões norte, nordeste, sudeste e sul do país. Além da  participação nesse debate, o Conexão Leitura  montou um cartaz com dedicatórias de crianças, adolescentes e adultos presentes no evento, para o escritor  André Neves.

v
Kely Louzada, Volnei Canonica
 (da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura),
Beethoven Lima e Luzia De Seta

Conexão Leitura entregando
o cartaz para André Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário