18 novembro 2010

PROGRAMA "OUVIR LEITURA" DO ESQUINA DO LIVRO APROXIMA DOS LIVROS 180 ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL EM MADUREIRA

Desde 2007, a equipe do Projeto Esquina do Livro apostou em fazer mediação de leitura em sua biblioteca comunitária e estender esta ação a uma escola do entorno. Não houve burocracia que impedisse o acordo entre uma das professoras da Escola Municipal Paraná, em Madureira, hoje diretora do estabelecimento e a equipe do projeto.
Eulina e Ana desde o primeiro ano de atividades passaram a atender duas vezes por semana turmas de educação infantil entre escola e biblioteca comunitária, alternadamente, manhã e tarde. Hoje, Ana, Luciana e Lucilene, educadoras, mais as adolescentes monitoras do projeto passeiam com seus aventais carregados de livros ou fantoches, uma vez por semana, no colégio, entre crianças de 4 a 6 anos às quais elas oferecem atividades lúdicas onde as histórias tomam corpo e ajudam na aquisição da autonomia da criança em relação aos livros, dando-lhe melhores condições para ingressar no processo de alfabetização do ensino fundamental.

O que distingue um trabalho de mediação de leitura são a qualidade de seus profissionais, o conhecimento e o engajamento.
O programa “Ouvir Leitura” na Escola Paraná, depois de três anos, tem seus resultados no desempenho dos 180 alunos de educação infantil que pedem para manusear livros com as “tias” do Esquina do Livro. Todos se mobilizam diante do mundo fascinante da leitura “uma rede delicada cuja beleza poderá gerar fios que se entrelaçam infinitivamente”.


17 novembro 2010

PROJETO PLANTANDO O FUTURO PARTICIPA DE EVENTO EM SÃO PAULO E REPRESENTA CONEXÃO LEITURA

Estar em rede é acreditar na força dos nós que mantêm a rede unida. Cada instituição que esta associada na rede do Conexão é um nó que fortalece as plataformas de ação e amplia os desafios e o escopo dos projetos.
O Conexão Leitura tem convicção de que um dos principais nós para a manutenção e crescimento da rede é a divulgação e articulação de contatos.
A coordenadora do projeto Plantando o Futuro (componente da rede Conexão Leitura) Luzia De Seta, atua constantemente como articuladora do pólo Conexão Leitura, como quando participou em São Paulo de oficina oferecida pelas instituições FICAS e CASA7 Memórias e Aprendizagens.
O tema do encontro foi "Fortalecimento das Práticas Sociais" e Andreia Saul, diretora executiva do FICAS comentou a pertinência da multidisciplinaridade dos participantes: "O fato dos participantes virem de diferentes áreas de atuação ajudou a enriquecer ainda mais o diálogo. Houve muita troca e pudemos construir juntos o cenário e a visão de futuro".
Este entendimento de que a pluralidade enriquece o diálogo vai ao encontro do que acredita o Conexão Leitura.

ESQUINA DO LIVRO PROMOVE ENCONTRO DE MEDIADORES DE LEITURA

Uma biblioteca viva! Este é o conceito que norteou o encontro promovido pelo projeto Esquina do Livro, na última semana de outubro na comunidade de Campinho, Zona Norte do Rio.

O encontrou buscou trabalhar a memória coletiva e afetiva do grupo de multiplicadoras de leitura do projeto, além de lideranças comunitárias, pais, educadores e representantes de outras instituições. A memória como recurso para uma utilização dinâmica e criativa dos espaços e do acervo da biblioteca.


Glaucia Santiago, do projeto Contos Infantis, foi do Catumbi para Campinho exclusivamente para participar das atividades. Foram lidos textos de Vvgotsky sobre a aprendizagem e construção de conhecimento e trabalhos de colagem para ajudar na técnica de elaboração de histórias foram desenvolvidos.

08 novembro 2010

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS CAPACITA EQUIPE DO CONEXÃO LEITURA

Para se chegar à arte de contar histórias não basta se cercar de livros e da literatura. É necessário também dominar a linguagem do corpo, aprimorar a voz e usar expressões artísticas, como o teatro e as artes plásticas, para comunicar o mundo da fantasia presente nas narrativas literárias.

Na última quarta-feira, 03/11, o espaço Esquina entre Amigas (uma parceria da Ong Esquina do Livro com a Ong Entre Amigas – que atua no Metrô Rio) foi cenário de mais um encontro do Pólo Conexão Leitura. Nossos coordenadores, mediadores e colaboradores de todas as instituições integrantes da rede passaram uma tarde com o professor, ator e diretor de teatro Mario Coelho. Neste trabalho, estabeleceu-se o foco na sensibilização para a arte de contar histórias através da importância do olhar e do compartilhar com o público.

As atividades propunham que os contadores buscassem descobrir estilos e jeitos próprios de contar histórias, sem a necessidade de maiores aparatos técnicos, e parafernálias em geral como suporte, valorizando o trabalho corporal e a colocação da voz.

"Acredito que a rede Conexão Leitura está trilhando o caminho para o amadurecimento na busca da eficácia em todos os processos que podem nos levar ao êxito da proposta do fomento a leitura literária. O amor pela arte nas mais diferentes linguagens e os convites diversos para apresentações do grupo levou-nos à procura da oficina citada”, comentou Ana Fournier, coordenadora da Rede.